70anos

NOTÍCIA

Entrega dos certificados do curso de libras é marcada por emoção e criatividade em Santa Cruz do Capibaribe

05 de dezembro de 2017

Na noite desta segunda-feira (04) a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria de Educação e do Departamento de Educação Especial e Inclusiva, entregou os certificados aos participantes de mais uma edição do Seduc Libras. Foram três turmas, sendo duas de nível básico e uma do intermediário.

As aulas ocorreram na Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Alves da Silva (EREM). Durante a solenidade de entrega, os alunos puderam apresentar, através das mãos, todo o aprendizado do curso onde interpretaram músicas e o hino nacional brasileiro.

O curso de libras é ofertado a pessoas que possam trabalhar no atendimento ao público, como exemplo bancos e lojas. O projeto Seduc Libras foi criado em 2015, e tem como tema: “Mãos que aproximam e ampliam as redes de comunicação”. É uma realização do DEEI (Departamento de Educação Especial e Inclusiva) e oferecido ao público gratuitamente.

O secretário de Educação, Joselito Pedro, comemorou mais uma conclusão do curso e comentou sobre a importância para o desenvolvimento dos níveis escolares. “Nós vemos tudo isso com uma importância muito grande para Santa Cruz do Capibaribe. Nosso município tem subido de patamar no quesito da inclusão. Hoje estamos entregando mais de 135 jovens formados nos cursos básicos e intermediários de libras que irão atender a sociedade. Agradeço ao prefeito Edson Vieira e a todos os membros da educação que elencaram os esforços necessários para que pudéssemos ter sucesso”, frisou.

“É com muita alegria que estamos prestigiando a entrega desses certificados a tantos jovens que servirão a sociedade. Todos do Departamento de Educação Especial e Inclusiva, a partir de sua formação temos como objetivo, semear essa educação para que vá além dos espaços escolares. Com todo o esforço que fazemos, tudo isso renderá frutos e a população ganha”, disse Clécia Lira, Coordenadora do Departamento de Educação Especial e Inclusiva.

Um momento que marcou na solenidade foi a homenagem feita pelos concluintes do curso ao aluno ‘Tom’, que fazia parte do curso e faleceu em decorrência de um acidente. Vários alunos vestiram camisas com a imagem do amigo e dedicaram apresentações musicais a ele. Uma apresentação retratando a Feira da Sulanca também foi mostrada ao público.

Na solenidade estiveram presentes autoridades do município. No final, houve uma apresentação teatral, que envolveu iluminação e muita criatividade, onde os próprios concluintes deram um show de imaginação e foram aplaudidos pelo público que lotou o Teatro Municipal.

O Seduc Libras terá novas inscrições abertas no mês de fevereiro de 2018, os interessados devem procurar a Secretaria de Educação, que fica localizada na Avenida 29 de dezembro, N° 55.