Secretaria Executiva de Agricultura leva curso profissionalizante para zona rural
Em 13/03/17
A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria Executiva de Agricultura em conjunto com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Frei Miguelinho, realizou entre os dias 06 a 10 desse mês, curso profissionalizante de culinária (Bolos e Tortas), para o povoado da Quixabeira e Vila do Pará.

O curso tem objetivo de fortalecer a produção da agricultura familiar, gerar benefícios financeiros para pessoas e melhorar a questão nutricional da população de baixa renda do município. Foi uma solicitação da Associação dos Moradores da Quixabeira, as aulas foram ministradas pela professora Maria José, vinculada ao SENAR e ao todo 12 mulheres participaram da formação.

Lenildo Araújo, Secretário Executivo de Agricultura, falou da realização do curso. “O curso não teve custo nenhum para a comunidade, foi todo bancado pela prefeitura, inclusive o almoço durante a formação. No final cada participante recebeu seu certificado. É um curso de formação profissionalizante, homologado pelo Ministério do Trabalho”, frisou.

Lenildo disse ainda que o curso também é uma forma de geração de renda na zona rural. “Este curso é uma alternativa interessante de enfrentar essa seca devastadora que estamos passando, pois a falta de água que estamos vivenciando dificulta muito o plantio e criação de animais. Processar alimentos é um modo mais fácil do agricultor comercializar e ganhar um dinheirinho extra”, contou Lenildo.

“Gostei muito de participar desse curso, aprendi bastante, vou fazer novos doces para minha família e quem sabe, mais para frente, vender na Feira da Produção Familiar de Santa Cruz do Capibaribe”, contou a agricultura Maria Severina.

Para 2017, a Secretaria Executiva de Agricultura vai intensificar na profissionalização do homem do campo, já tem preparado para o primeiro semestre mais dois cursos (Administração de Associação e Culinária - pães, bolos e bolachas), essas formações serão direcionadas para os povoados da Quixabeira, Pindurão, Barra da Cruz e Pará.