Telefones Oficiais: 81 3731-1077 - 3731-1479 | Voltar página principal
A Cidade
Agenda do Prefeito
Prefeitura
Portal da Transparência
Nota Fiscal Eletrônica
Mapa
Diário Oficial


Notícias
Profissionais da Saúde de Santa Cruz do Capibaribe participam de capacitação sobre câncer infanto-juvenil
Em 06/04/17

Servidores da Saúde de Santa Cruz do Capibaribe participaram na última semana de uma palestra com a Caravana do Instituto do Câncer Infanto-juvenil do Agreste (ICIA), que teve como objetivo esclarecer aos profissionais de toda a rede de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura do câncer infantil.

A palestra foi ministrada pelo médico pediatra oncologista do ICIA, Luiz Henrique, que orientou os profissionais sobre como identificarem casos suspeitos nas unidades de saúde e ambulatório, para que essas crianças possam ser encaminhadas aos serviços de referência e começarem um tratamento o mais cedo possível. Segundo o médico, o câncer infanto-juvenil tem grandes possibilidades de cura e o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Na ocasião o palestrante também apresentou ao público a trajetória do ICIA e seus avanços no que se refere à atenção aos pacientes, suas necessidades físicas e psicológicas, o acolhimento familiar e todo suporte oferecido pela equipe multidisciplinar do Instituto. Algumas mães e pacientes curados através do ICIA estiveram presentes dando depoimentos de superação da doença.

O secretário de Saúde Breno Feitoza destacou a importância do evento para a qualificação do atendimento à população nas unidades de saúde. “O evento foi uma parceria do ICIA e da Prefeitura, buscando ampliar os conhecimentos e fazer com que os profissionais tenham mais subsídios para identificar situações suspeitas e assim fazerem o encaminhamento o mais rápido possível para os especialistas. A experiência adquirida é de extrema importância para todo o seguimento de um tratamento, seja através do ICIA ou outras instituições”, frisou o secretário.

O evento organizado pelo NEPS (Núcleo de Educação Permanente em Saúde) contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre coordenadores, médicos, enfermeiros, agentes de saúde e outros profissionais da atenção básica, da atenção especializada e da Secretaria de Saúde.

Para a enfermeira Ana Laura, a capacitação irá contribuir com a melhoria do seu trabalho. “Foi muito importante podermos conhecer o trabalho do ICIA e aprofundar nossos conhecimentos aprendendo detectar sintomas de câncer infanto-juvenil. Isso é muito bom, principalmente pra nós da enfermagem que lidamos diretamente com o público no dia a dia e podemos notar os principais sintomas que os pacientes venham apresentando, assim podemos fazer melhor o nosso trabalho”, disse a profissional que atua em Unidade Básica de Saúde.

 
Outras Notícias
23/06/17
Segunda noite do São João da Moda recebe multidão na avenida do forró

23/06/17
Prefeitura inaugura Centro Municipal de Educação Infantil Prefeito Augustinho Rufino de Melo

22/06/17
São João da Moda 2017 inicia com homenagens e show de Cavaleiros do Forró

21/06/17
Prefeito Edson Vieira anuncia antecipação de 50% do décimo em Santa Cruz do Capibaribe

21/06/17
Secretaria de Desenvolvimento Urbano apresenta novo Gestor de Meio Ambiente

 


 
A Prefeitura
Agenda do Prefeito
Prefeito
Vice-prefeito
Organograma
Localização
Secretarias
Administração
Agricultura e Meio Ambiente
Educação
Finanças
Gabinete
Indústria e Comércio
Saúde

Serviços
Serviços ao Contribuinte
Telefones úteis
Diário Oficial
Concursos
Webmail
Imprensa
Notícias
Fotos
Vídeos
Contato com a Imprensa
Produzido por AgênciaNET