Enfermeiros da rede municipal de saúde de Santa Cruz do Capibaribe recebem capacitação sobre ultrassonografia
Em 04/05/17

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizou esta semana, através da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Educação Permanente (NEP), curso de "Atualização em Interpretação de Ultrassonografia Obstétrica", para enfermeiros das unidades de saúde do município.

A capacitação foi desenvolvida no auditório da Praça do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), ministrada pelo médico radiologista, Marcel Caldas.

“Nesta aula falamos sobre a importância do ultrassom no primeiro trimestre de gravidez, a respeito do exame da Translucência nucal (Nuquinha) e os avanços da medicina nesta área. Foi uma boa oportunidade de sincronizarmos os conhecimentos e aprendermos cada vez mais”, disse Caldas.

Juliana Feitosa, gestora da Policlínica Doutor Walter Aragão falou sobre as capacitações que qualificam os profissionais da rede. “Um trabalho importante que certamente vai qualificar os serviços prestados em toda rede de saúde de Santa Cruz do Capibaribe”, frisou.

“Estivemos com o doutor Marcel Caldas, médico radiologista do município, falamos sobre interpretação de ultrassonografia obstétrica e como este exame é de fundamental importância para diagnosticar algumas alterações com o bebê no período gestacional. Contamos com a participação das enfermeiras da rede municipal de saúde, pois são profissionais que atendem pré-natal de baixo risco e que têm a finalidade de prestar uma assistência eficaz aos usuários”, pontuou a coordenadora do NEP, Naiany Arruda.

A capacitação envolveu profissionais de enfermagem da UPA 24 Horas, Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão, Policlínica Doutor Walter Aragão, das 18 Unidades Básica de Saúde e os dois Núcleos Integrados de Saúde e Cidadania.