Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe firma convênio com Universidade Federal de Pernambuco
Em 15/05/17

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, firmou na manhã desta sexta-feira (12), convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE Campus Caruaru). O encontro aconteceu na sede do governo municipal, contou com a presença do Prefeito Edson Vieira, professores da UFPE, membros da CDL e Moda Center Santa Cruz, secretários municipais e a vereadora Jessyca Calvanti.

Esta união visa desenvolver ações de pesquisas e extensões da UFPE juntamente com o poder público municipal para tratar de temas pertinentes a economia local e favorecer a competitividade e sustentabilidade da capitalização santa-cruzense. No encontro foram apresentados dois projetos: “Núcleo de Educação Financeira” e “Pesquisa de Cesta Básica da Cidade”.

“Estamos dando um passo importante para fortalecer a economia local e para isso acontecer, nada melhor que somar forças com Universidade Federal de Pernambuco e entidades representadas pelo CDL e Moda Center Santa Cruz. Acredito que este é o primeiro de muitos convênios que vão acontecer entre a prefeitura e a UFPE”, disse o prefeito Edson Vieira.

Márcio Miceli, professor e coordenador de projetos de convênios da UFPE, falou sobre o acordo. “A criação desse centro de pesquisa abre uma série de possibilidades que não só vão trazer benefícios a sociedade de Santa Cruz do Capibaribe, mas a outros municípios em seu entorno e para UFPE. Vamos trabalhar dois grandes projetos um na área de finanças e outro no cálculo da cesta básica do município, comparando custos de outras cidades”, frisou o professor.

“Esse convênio tem foco em trabalhar todos os temas pertinentes ao crescimento da cidade, a gente vai começar com a criação de dois Núcleos: Educação Financeira que vai alertar as pessoas sobre o consumo sustentável, evitando acúmulos de dividas e favorecer a qualificação empresarial e Pesquisa de Cesta Básica, que visa informar o consumidor sobre suas despesas com alimentação”, disse Virginia Vasconcelos, Diretora de Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura.

As pesquisas serão desenvolvidas pelo curso de Economia da UFPE – Caruaru em união com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura. O público alvo das pesquisas são os consumidores, empresários, estudantes, entidades representativas e poder público.