Secretaria de Saúde apresenta balanço dos primeiros dias de governo
19 de fevereiro de 2013
Em entrevista concedida à Rádio Vale AM, na manhã desta terça-feira (19), o Diretor de Media e Alta Complexidades Breno Feitoza pontuou algumas das primeiras ações realizadas pela Secretaria de Saúde e a situação de abandono e falta de estrutura encontrada na saúde do município pela atual gestão.
“Ao assumirmos a pasta, trabalhamos em regime de força tarefa para que a população pudesse receber as mínimas condições de atendimento necessárias”, declarou Breno.
A Secretaria de Saúde deu prioridade aos serviços de urgência e emergência. Para este fim, efetuou contratações de novos médicos para os Hospitais Materno Infantil, que antes só possuía um médico e agora dispõe de dois profissionais por dia, e o Raymundo Francelino Aragão, que só possuía um plantonista e agora dispõe de três profissionais por dia.
A população também recebeu duas ambulâncias novas, uma vez que, as existentes estavam em péssimas condições de uso e ofereciam riscos aos pacientes e aos profissionais que se utilizavam delas.
Os PSF’s (Postos de Saúde da Família) estavam sem o abastecimento de água e luz, com os telefones cortados,sem a infraestrutura exigida pelo Ministério da Saúde e sem médicos.
Atualmente, os 18 PSF’s do município estão recuperados e dispondo de atendimento médico e distribuição de medicamentos para hipertensão, diabetes e remédios básicos prescritos pelos médicos da unidade.
Vale ressaltar, que os diabéticos que fazem tratamento a base das insulinas do tipo NHP e regular, devem procurá-las na CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico) das 8h às 12h ou das 14h às 17h.
As pessoas que encontram-se fora da área de cobertura dos PSF’s também devem procurar os medicamentos gratuitos na CAF.