Dia do Autismo é lembrado com atividades em Santa Cruz do Capibaribe
04 de abril de 2016
Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04), Santa Cruz do Capibaribe vivenciou uma série de atividades, durante o final de semana. A data comemorativa tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância de conhecer esse transtorno e diminuir os preconceitos.
Foram realizadas atividades recreativas para crianças e familiares no Parque Florestal, na tarde do sábado. À noite aconteceu uma palestra gratuita com a psicopedagoga Gracilene Vasconcelos com o tema “Convivendo com o autismo”.
Já no domingo as ações foram para a Avenida 29 de Dezembro, onde acontece o projeto Cidade Lazer. Tendas foram montadas com uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação para prestar informações sobre autismo à população, exibição de vídeos sobre o tema e realização de brincadeiras com as crianças.
No sábado e no domingo o autismo também foi lembrado com iluminação azul (cor símbolo do transtorno) de espaços públicos como a sede da Prefeitura, Secretarias de Educação e de Cidadania e Inclusão Social, Monumento Bíblico, Parque Florestal e Igreja São Cristóvão.
As atividades referentes ao Dia do Autismo foram realizadas pela Prefeitura, através das secretarias de Educação e Cidadania e Inclusão Social, com participação do Grupo de Pais e Amigos dos Autistas.
Para a professora Rildjane Nascimento Correia, do departamento de Inclusão da Secretaria de Educação, as atividades foram de suma importância, principalmente porque possibilitam a identificação de novos casos. “As pessoas nos procuram nas atividades e conseguimos identificar traços de autismo em algumas crianças e a partir daí podemos ajudar e compartilhar experiências. Também é importante a divulgação para diminuir os preconceitos, que ainda são muitos”, explicou ela, que é mãe de um adolescente autista.
O prefeito Edson Vieira participou da programação e falou dos serviços que a Prefeitura dispõe em benefício de autistas. “A Secretaria de Cidadania realiza eventos junto com a Educação, temos o atendimento de saúde no AME Infantil, a parceria com a AADESC para atender crianças autistas, o departamento de inclusão com profissionais especializados na Secretaria de Educação, além das salas de recursos nas escolas”, pontuou o prefeito.
O Grupo de Pais e Amigos dos Autistas e a Prefeitura têm registro de cerca de 30 casos de autismo, porém estima-se que existem muito mais casos na cidade.